Para aproximar consumidores da alimentação mais saudável, empresas reforçam vendas online e entregas em domicílio
O consumo de alimentos orgânicos segue crescente no Brasil, principalmente porque há uma forte disseminação, com destaque no mundo virtual, sobre a importância do consumo de alimentos mais saudáveis associado à sustentabilidade ambiental.
Uma pesquisa da Organis Brasil aponta que 15% da população urbana consomem alimentos orgânicos no País, sendo que seis em cada dez entrevistados fazem isso de olho na saúde.
Embora seja um número animador, 84% afirmam ter vontade de consumir mais produtos do gênero, mas 32% dizem que a falta de locais próximos, que ofertem esses alimentos em maior quantidade, e os preços elevados acabam desestimulando o consumo.
Venda pela internet
Para atrair esses consumidores, empresas do segmento estão investindo em vendas pela internet com serviço de entregas em domicílio. Basta escolher o alimento pela vitrine virtual, fazer o pagamento online ou no ato da entrega, e receber tudo embalado e pronto para o consumo, sem sair de casa.
“A ideia de abrir um comércio online especializado em produtos naturais e orgânicos surgiu da lacuna, que sempre existiu, entre produtores e consumidores, principalmente de orgânicos”, diz Augusto Amorim, CEO do supermercado online Organomix, apontado atualmente como o maior do País de vendas virtuais no setor de orgânicos e produtos naturais.
O executivo relata que o próprio sócio-fundador da empresa online, Alexandre Icaza, sempre consumiu alimentos saudáveis, mas tinha dificuldades de encontrar orgânicos com frequência e boa disponibilidade. Daí a ideia de criar esse serviço, no ano de 2012.
Parceiro da rede Organicsnet da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), o Organomix oferece pelo site www.organomix.com.br: verduras, legumes, frutas, carnes, ovos, bebidas e até produtos de limpeza e snacks naturais para cães e gatos. O cliente escolhe o que deseja e agenda o dia e o horário para a entrega.
Perfil do consumidor virtual
A partir da experiência com o e-commerce, Amorim analisa o perfil do consumidor online de orgânicos: “nosso público é amplo: são muitas famílias, solteiros, jovens casais, homens e mulheres com hábitos de vida saudáveis. Essencialmente, são aqueles que se preocupam com a saúde e a qualidade de vida”.
Para o executivo, o mercado de orgânicos no brasil está se tornando mais democrático, não apenas por causa das compras online. no entanto, acredita ser preciso avaliá-lo como um todo, não somente do ponto de vista das vendas pela internet, uma vez que “o obstáculo não está na tecnologia, mas na informação do público e na profissionalização da cadeia”.
Em sua visão, o amadorismo e a falta de informação sobre o cultivo e o consumo de orgânicos prejudicam: “quanto mais informalidade menos o mercado cresce, gera empregos e ganha força economicamente”.
Parceiros
Os parceiros do Organomix – supermercado online que trabalha somente com orgânicos, integrais, naturais, sem gordura vegetal hidrogenada e sem aromatizantes, corantes ou adoçantes artificiais – são selecionados a partir da devida certificação do produtor. Depois, considera a variedade, a capacidade de produção e a logística do fornecedor.
“Os produtores devem entregar os produtos já embalados, pesados e etiquetados, pois não manipulamos os orgânicos que recebemos. Essa é nossa forma de garantir segurança ao consumidor. Agora, já estamos na etapa final de um projeto que possibilitará mais produtores, mesmo que não possuam essa estrutura de embalo, a estarem conosco”, informa Amorim.
Futuro promissor
quanto ao futuro em geral do setor de orgânicos no Brasil, ele é bem otimista: “O mercado vem crescendo em uma escala totalmente inversa ao momento do País, diferente de outros segmentos. Pesquisas apontam que os brasileiros estão muito dedicados a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis”.
“Com um trabalho sério, cerceamento da informação produtiva e de distribuição, com melhor esclarecimento da população sobre o consumo e a compra de orgânicos, e o crescimento de mais modelos de negócios 100% focados na formalidade, nosso mercado tem um futuro garantido”, pontua o CEO do Organomix.
Serviço
Site: www.organomix.com.br
Televendas: (21) 3613 9060
E-mail para ser um produtor parceiro: parcerias@organomix.com.br