Encontro da FGV IBRE e Codemec debaterá o capitalismo no Brasil e no mundo. Foto: Reprodução

O capitalismo vem sendo questionado não apenas no Brasil mas, também, nos Estados Unidos. Churchill costumava dizer que “o grande mal do capitalismo é que ele distribui a riqueza para poucos, mas o socialismo é pior, pois distribui a pobreza para todos”. Esse será um dos temas do 2º Rio Money Forum, no próximo dia 15 de julho, Rio de Janeiro.

De acordo com a Fundação o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) e o Comitê para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais (Codemec), organizadores do evento, “somente em economias de mercado é que o capitalismo pode prosperar transformando-se no grande agente de geração de riqueza. E, nelas, a alocação mais eficiente da poupança é feita através dos instrumentos do mercado de capitais”.

“Sem poupança não há investimentos e sem investimentos não há desenvolvimento sustentado. O lucro gerado pelas empresas é a medida correta do sucesso do capitalismo. A sua melhor divisão entre os fatores de produção é que lhe dará sustentação.”

Ainda conforme os organizadores, “no Brasil, o novo governo acena com uma política liberal como forma de colocar o país na rota do crescimento através da abertura comercial, desburocratização, redução de créditos públicos, descentralização, além de uma reforma da Previdência, em um cenário de menor crescimento mundial, aumento do protecionismo e de ascensão de governos mais alinhados com um agenda mais conservadora”.

Informações sobre a programação, acesse portalibre.fgv.br/eventos/detalhe-de-evento-82.htm.

Serviço

2º Rio Money Forum

Local: Centro Cultural FGV
Endereço: Praia de Botafogo nº 186, Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de julho de 2019
Horário: 08h30
Fonte: FGV IBRE