Capa do livro gratuito “Viagem pelo Brasil em 15 alimentos regionais”, uma iniciativa que reuniu produtores rurais, especialistas de instituições de pesquisa e profissionais da saúde com foco no incentivo do consumo de frutas e hortaliças. Foto: Divulgação

O Brasil – por sua diversidade de fauna e flora, incluindo clima, solo e até mesmo cultura local – apresenta uma variedade enorme de frutas e hortaliças. Para apresentar essa gama de alimentos, o programa Hortifruti Saber & Saúde acaba de lançar o livro digital gratuito  “Viagem pelo Brasil em 15 alimentos regionais”. A iniciativa reuniu produtores rurais, especialistas de instituições de pesquisa e profissionais da saúde com foco no incentivo do consumo de frutas e hortaliças.

O e-book traz informações sobre alimentos típicos de cada uma das cinco regiões do País, mas que são menos conhecidos em outros Estados. Dentre as 15 variedades abordadas na publicação, encontram-se frutas como a bocaiúva e o cambuci, e hortaliças como o jambu e a vinagreira.

Pelo livro, o consumidor poderá descobrir o valor nutricional desses alimentos regionais, graças à contribuição da nutricionista especialista em Nutrição e Esporte Sueli Longo. Além disso, aprenderá como utilizá-los em deliciosas receitas.

Oportunidade de conhecer o País

“Viajar pelo País, por meio de seus alimentos típicos, é uma excelente oportunidade não só de conhecer o território, mas também de diversificar o cardápio. Essa é uma das riquezas da nossa nação-continente, que conta com grande variedade de climas e solos”, ressalta Luiz Roberto Barcellos, produtor de frutas no Nordeste brasileiro e presidente do Hortifruti Saber & Saúde.

Ele ressalta que, além de promover o consumo, o livro digital revela o comprometimento dos agricultores brasileiros com a produção de alimentos seguros e saudáveis.

“Seja para o consumo doméstico ou para exportação, o produtor está sempre preocupado em utilizar as melhores tecnologias para produzir um alimento de altíssima qualidade, sem descuidar do meio ambiente”, diz Barcellos.

Aspectos pouco explorados

Vinagreira é uma fruta típica do Nordeste, com destaque para a região do Maranhão. Foto: Divulgação

O leitor também terá a oportunidade de conhecer aspectos pouco explorados do açaí, cupuaçu e jambu – alimentos comuns no Norte do Brasil. Na região Nordeste, os destaques são o dendê, a jaca e a vinagreira; e no Centro-Oeste, o pequi, da bocaiúva e guavira.

No Sudeste, quem ganha atenção é o ora-pro-nobis e a cambuci;  e no Sul, a erva-mate, o pinhão e a pitanga. E para fechar com chave de ouro, o livro digital traz o milho – alimento presente em todas as regiões brasileiras e que pode ser consumido cozido, assado, na qualidade de farinha, fubá, canjica ou quirera.

Receitas

A publicação ainda traz cinco receitas – uma para cada região do território nacional –, que ressaltam a variedade de cultivos do Brasil e mostram como ela pode ser aproveitada no dia a dia da população. São elas: pato no tucupi com jambu, bobó de camarão, galinhada com pequi e quiabo tostado, costelinha com ora-pro-nobis e bolinho de chocolate com creme-inglês de mate.

Diretora científica do Hortifruti Saber & Saúde, a bióloga Adriana Brondani afirma que o material também ajuda a entender que, para cada alimento que as pessoas comem, devem considerar as inúmeras horas de trabalho de toda uma cadeia.

“Os produtores brasileiros se valem tanto de conhecimentos tradicionais quanto de tecnologia de ponta para conseguir que essa comida esteja à mesa com qualidade e segurança. No campo, convivem lado a lado ensinamentos passados de geração a geração e engenhosas técnicas de irrigação, recentes inovações genéticas e uso responsável de insumos como fertilizantes e defensivos.”, pontua ela.

Para fazer o download do material, acesse o link conteudo.saberhortifruti.com.br/viagem-pelo-brasil e acompanhe as publicações com a hashtag #SaberHortifruti.

Sobre o programa

Hortifruti Saber e Saúde é um programa que reúne produtores, especialistas de instituições de pesquisa e profissionais de saúde para falar sobre a produção e o consumo de frutas e hortaliças no Brasil. Na Internet, você pode nos conhecer melhor por meio do site https://saberhortifruti.com.br/ e do nosso perfil no Facebook.

Fonte: Hortifruti Saber e Saúde